Receita do Macaron

Receita do Macaron

Dificuldade
Tempo de Preparo
 40 minutos
Rendimento
35

porções

INGREDIENTES:

55g de claras [1]
150g de farinha de amêndoas
150g de açúcar de confeiteiro
150g de açúcar refinado
35g de água
55g de claras [2]

MODO DE PREPARO

1. Peneire a farinha de amêndoas e o açúcar de confeiteiro juntos numa tigela. Acrescente a primeira quantidade de claras e o corante na cor desejada. Misture até formar uma pasta.

2. Para o merengue italiano: Coloque o açúcar e a água numa panela e cozinhe até 118 graus (meça pelo termômetro).
Um pouco antes de a calda ficar pronta, ligue a batedeira com a segunda parte das claras em velocidade máxima. Despeje devagar a calda fervendo em cima das claras, com a batedeira ainda ligada em velocidade máxima.

Deixe a mistura batendo até esfriar.

3. Desligue a batedeira e coloque a metade do merengue na mistura de farinha de amêndoas, açúcar e claras. Mexa com a espátula, com muita delicadeza e movimentos circula-res.

4. Estando completamente homogêneo, coloque o restante do merengue. Esta etapa se chama macaronage e é de extrema importância no preparo. Seja ainda mais delicado e faça movimentos circulares de dentro para fora. Se você mexer demais a massa, ficará liquida demais. Se mexer de menos, ficarão parecendo cookies grosseiros.

O ponto certo da macaronage será demostrado em aula.

5. Assim que a massa estiver pronta, transfira para o saco de confeitar com o bico perlê. Coloque o silpat na bandeja e faça discos com a massa de aproximadamente 3 cm de diâmetro. Ao preencher a bandeja, dê pancadinhas na bancada para que a marca do bico despareça e o topo fique liso.

6. Asse em forno pré-aquecido a 120 graus Celsius por 18 minutos, ou até seu macaron estar com o pezinho firme.