Blog

Alfajores de doce de leite

Por Natália Mendonça

06/04/2020

Estamos em Abril de 2020, um momento completamente atípico para o mundo inteiro. Sim, há muito tempo a humanidade não vivenciava algo com essa proporção. O – MUNDO – INTEIRO. Não sei como você está se sentindo agora, mas eu me sinto vivendo algo histórico que vai ser muito lembrado e falado no futuro. E, depois de passar o susto que foi o início dessa pandemia, hoje eu consigo me acostumar com a situação e agradecer por poder estar em casa de quarentena. Não é fácil para ninguém, mas tudo acontece por um motivo, não é?

A minha orientadora espiritual passou um exercício de todos os dias pensar em uma coisa boa que esse momento trouxe. A coisa boa de hoje para mim é poder fazer um café (meu vício) e sentar no tapete para escrever o primeiro texto do meu blog (YES!).

Estamos com esse projeto desde o início do ano (quando a gente não tinha noção de que tudo isso ia acontecer), mas, hoje, nesse dia ensolarado, essa ideia ganha corpo.
Vamos inaugurar esse blog com uma receita que eu amo, o alfajor de doce de leite. Fiz essa receita ano passado numa live e colecionei muitos agradecimentos queridos. Mas quis trazê-la à tona novamente por ser perfeita para o momento. Maravilhosa para fazer em casa (principalmente com os filhos, são uma boa ajuda) e também para vender por delivery.


Alfajores de doce de leite


Ingredientes:

– 110g de manteiga sem sal
– 150g de açúcar refinado
– 2 gemas
– 1 colher de sopa de essência ou extrato de baunilha
– 150g de amido de milho
– 140g de farinha de trigo
– 5g de fermento em pó
– 1 lata de doce de leite em ponto firme (pode ser o leite condensado cozido na panela de pressão)
– Açúcar de confeiteiro para polvilhar

 

Método de preparo:

 

A primeira coisa a fazer é tirar a manteiga da geladeira. Ela precisa estar em temperatura ambiente para chegar naquele ponto lindo de pomada, que é quando ela tem estrutura, mas consegue abraçar e se unir com os outros ingredientes.

 

Daí você pode ir passando e coletando os outros ingredientes, assadeiras, utensílios, etc.

 

Coloque a manteiga na tigela da batedeira e bata até conseguir um creme liso. Caso a manteiga tenha partes mais firmes e geladas, ao ser batida sozinha, ela vai ficar toda por igual.

Agora é hora de colocar o açúcar e bater só o suficiente para homogeneizar, o que não vai dar nem um minuto, se brincar. As gemas sim, precisam ser mais batidas. Bata bem uma por uma e acrescente a baunilha. Enquanto elas batem, você pode aproveitar o tempo para peneirar a farinha, o amido e o fermento juntos.

 

Agora é hora de dar tchau para a batedeira: vamos acrescentar os ingredientes secos peneirados à mão. Acrescente (pode ser de uma vez ou em duas partes) e misture com uma espátula, economizando os movimentos ao máximo. Se você bater demais nesse momento, o glúten se desenvolve (por causa do movimento e do calor) e você vai ter uma massa elástica em vez de um biscoito bem macio.

 

Pronto, agora é só cobrir a massa e deixar ela descansar por pelo menos 15 minutos na geladeira.

Passando esse tempo, liga o forno já na temperatura que os alfajores vão assar (180⁰C para forno convencional e 160⁰C para forno com ventilação). Assim, o forno vai pré-aquecendo enquanto você modela.

 

Trabalhe partes menores da massa: corte no meio ou em 4 partes e trabalhe uma de cada vez.

 

Forre a bancada com uma folha plástica ou saco plástico para alimentos e coloque a massa em cima. Cubra com outra folha plástica e comece a abrir com o rolo de massa. Abrir a massa entre duas folhas plásticas evita que a gente fique acrescentando farinha na bancada e no rolo como se não houvesse um amanhã e acabe ressecando a massa.

 

Abra a massa até ela ficar com meio centímetro, bem fininha. Com um cortador redondo de 5cm, ou qualquer xícara, copo ou pires que tenha na sua cozinha, corte círculos na massa. Lembra que quanto mais próximo um do outro você cortar, maior é o rendimento cada vez que você estirar a massa. Além de ganhar tempo, você evitar manusear muito a massa (lembra da história do glúten? Pronto).

 

Coloque os discos com cuidado em uma assadeira retangular coberta com papel manteiga, deixando um espaço entre eles. Leve para assar até a base ficar levemente dourada. No meu forno, ficou pronto em 6 minutos, mas os macarons me ensinaram, esses anos, que cada forno é diferente, então te sugiro observar.

 

Enquanto as bolachinhas esfriam, coloque um bico perlê (redondo) de mais ou menos 1cm de diâmetro em um saco de confeitar. Coloque o doce de leite e vamos rechear.

 

Pingue o doce de leite na base de uma das bolachas, deixando um espaço na borda. Com outra bolacha, pressione o recheio com cuidado. É importante deixar o recheio sempre contido dentro das bordas das bolachas, assim você não encosta nele na hora de manusear e evita uma bagunça.

 


Caso não tenha o saco de confeitar, ou bico, pode usar uma colher para colocar o doce de leite, sem problemas.

Terminando todos, polvilhe açúcar de confeiteiro usando uma peneira bem fina.

Essa receita rende cerca de 16 alfajores prontos, já recheados.

 

Eu fiz essa receita em uma live, em 2019. Caso queira me assistir fazendo o processo, clique aqui.

 

Essa foi a melhor receita de alfajor que fiz até hoje e eu estou feliz de compartilhar com você.

Vou ficar mais feliz ainda caso você faça e me marque no instagram (@nat.mendonca).

Feliz quarentena para você, de coração.

Todos os direitos reservados © 2023 natmendonca.com Desenvolvido por eiHarold