Blog

Misturando cores

Por Thiago Lobo

29/09/2020

Para podermos abrir mais nossos horizontes em relação a cores e como elas funcionam, é interessante entender que temos 12 cores no círculo de cores. Dessas, temos 3 cores primárias, 3 cores secundárias e 6 cores terciárias.

“Oi? Quê? Tá complicando” – calma. Observando a figura, podemos detectar rapidamente as cores primárias (vermelho, amarelo e azul).

Com essas cores, temos três combinações possíveis entre duas delas, não é? Essas combinações irão gerar as cores secundárias (vamos pensar em 1 + 1 = 2). Então, misturando as cores primárias, chegamos às secundárias (laranja, verde e roxo).

Agora que temos as secundárias, podemos misturá-las às primárias, obtendo assim as cores terciárias (vamos pensar em 1 + 2 = 3).

E aí, dentro desse espectro todo, podemos enlouquecer adicionando preto ou branco a qualquer uma dessas cores para caminhar para tons mais claros ou escuros dentro daquela cor escolhida. Assim são feitas as combinações monocromáticas (ou tom sobre tom).

 

Mas e se eu quiser fazer um marrom? Um cinza? Percebemos, então, que as cores “caminham” umas para as outras, não é? Entre o amarelo e o vermelho sempre estará o laranja. Entre o azul e o amarelo sempre estará o verde. As cores tem, então, suas posições fixas

no círculo de cores.


Observando o círculo, veremos que para qualquer cor que você escolher, existirá uma exatamente oposta que corresponde a ela. No caso do azul, temos o laranja. Para amarelo, temos o roxo. Vermelho se opõe ao verde e assim seguimos para cada cor secundária, terciária, etc. Essas cores opostas, quando misturadas, sempre irão caminhar para uma cor neutra, como o marrom, um tom acinzentado (dependendo de quanto de branco esteja adicionado) ou até algo próximo do preto.

Para chegarmos ao preto, teríamos que misturar as cores primárias em quantidades iguais, ou seja, amarelo, vermelho e azul combinadas dariam preto. Ué, mas amarelo e vermelho em quantidades iguais dão laranja, não é mesmo? Então…misturar azul e laranja chegará a esse mesmo resultado. E olha lá: azul e laranja são exatamente as cores opostas no espectro.

Todos os direitos reservados © 2023 natmendonca.com Desenvolvido por eiHarold